terça-feira, 5 de julho de 2011

Bem Estar Animal



Estava assistindo ao Cidades e Soluções e me surpreendi com as informações do programa sobre bem estar animal.

O tema bem estar animal vem ultimamente ganhando importância crescente entre pesquisadores, consumidores e governos nos principais centros mundiais e também no Brasil. Isso porque já é atestado que:

- animais estressados deixam de expressar seu melhor potencial e

- consumir carne de animais estressados não é uma prática salutar.
 
Por isso a empresa Ecocert Brasil firmou acordo com a Humane Farm Animal Care para concessão do selo CERTIFIED HUMANE BRASIL, para diversos criadores no Brasil. A empresa já disponibiliza padrões para certificação de frangos de corte, bovinos de leite, galinhas poedeiras, ovelhas, perus, bovinos de corte e suínos.
 
Vendo as imagens comparativas entre as criações certificadas e não certificadas fiquei muito impressionada. De fato, as empresas que buscam a certificação proporcionam bem estar aos animais.
 
No entanto, fiquei pensando que nós, consumidores, não recebemos esse tipo de informação no supermercado. Alguém aí, ao comprar carne, suína, bovina ou de frango, já percebeu a existência de um selo que garanta que aquele animal foi criado com bem estar?

Um comentário:

Patricia Vilas Boas disse...

Olá Marilan, eu confesso que nunca observei esse selo em nenhum produto. Na verdade, também não são uma grande consumidora de carnes, prefiro peixe. De toda forma, esse é um ponto bem relevante para ser verificado daqui pra frente.
Será que o bem estar dos peixes também foi pesquisado?