quarta-feira, 8 de junho de 2011

Santiago (Chile) em estado de alerta para a poluição.

Além do alerta decretado pelas autoridades chilenas em razão da recente erupção de um vulcão no sul do país, o Chile enfrenta sérios problemas com a poluição atmosférica.

"A Intendência Metropolitana de Santiago decretou para esta quarta-feira a segunda pré-emergência ambiental do ano, devido aos altos índices de poluição que afetam a capital chilena, uma das cidades mais contaminadas do planeta.

Segundo um comunicado da autoridade regional divulgado na noite desta terça-feira, a medida proíbe a circulação entre 7h e 21h de veículos com selo verde (conversor catalítico) cujas placas terminem em 3 e 4.

Além disso, não circularão os veículos não catalíticos, que praticamente não existem na região metropolitana da capital chilena, cujos dígitos finais sejam 1, 2, 3, 4, 5 e 6.

A medida inclui ainda a interrupção das atividades de 841 fontes fixas industriais, de acordo com a disposição emitida pela autoridade de saúde.

O Ministério da Educação também poderá suspender as aulas de Educação Física nos estabelecimentos localizados em áreas com índices de poluição muito altos.

A capital chilena, a segunda cidade mais poluída da América Latina - perde apenas para a Cidade do México -, registra constantes episódios de alerta ambiental há mais de 20 anos que afetam sobretudo bebês e idosos."

Santiago encontra‑se localizada geograficamente em um vale rodeada de montanhas que restringem a circulação dos ventos e sofre sérios problemas de contaminação atmosférica, o que é especialmente grave durante a época de inverno. As inversões térmicas são comuns no inverno, causando grandes índices de concentração de fumaça e poluição do ar na região de Santiago. Por estar cercada de montanhas, a dissipação de partículas fica dificultada.

(Fonte : Terra - 1/6/2011)

Nenhum comentário: