terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Natal Engajado!

Pode parecer bobagem, mas a gente deveria pensar melhor sobre a decoração de natal que fazemos em nossas casas e os enfeites que decoram as cidades nessa época do ano. É um verdadeiro festival de consumo e de desperdício de energia! Ok, é claro que muitas dessas iluminações e enfeites natalinos são lindos, dão um efeito super interessante e alegram as nossas cidades que estão cada dia mais cinzas, mas há muito exagero!!!

É possível fazer diferente. Tive notícias de que Belém está expondo uma árvore de natal reciclada a partir de pets, o que é um ótimo exemplo a ser seguido! E BH, através da Fundação Zoo-Botânica, também está desenvolvendo uma iniciativa engajada. Olhem só:

A Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte promoveu na sexta, dia 10/12, a reabertura do Presépio Ecológico, uma atração para crianças, jovens, adultos e idosos que buscam lazer, cultura e tranquilidade em meio a um cenário exuberante. O presépio estará aberto à visitação até o dia 6 de janeiro de 2011, de terça-feira a domingo, das 8h30 às 16h.

Considerada uma verdadeira obra de arte ao ar livre, o presépio é formado por um conjunto de 28 peças feitas em topiaria, técnica milenar originária dos Jardins da Babilônia, em tamanho natural que retratam, além das figuras da Sagrada Família (José, Maria e Menino Jesus), os três reis magos (Gaspar, Baltazar e Belchior) e 19 réplicas de animais dos cinco continentes, como elefante, onça, lobo-guará, casuar, camelo e cervo-nobre, dentre outros.

Cada peça é composta por uma armação de ferro coberta por materiais biodegradáveis e recicláveis como bagaço de cana, resíduo de celulose e papel picado, estimulando a preservação da natureza. Para dar acabamento e cor ao cenário, é utilizada uma trepadeira, a hera, planta que recobre todas as esculturas.

A Fundação Zoo-Botânica fica na avenida Otacílio Negrão de Lima, 8.000, na Pampulha, em Belo Horizonte. Está aberta para visitação pública de terça-feira a domingo, das 8h30 às 16h. Nas terças-feiras e no primeiro sábado de cada mês a entrada do visitante na Zoo-Botânica é gratuita. De quarta-feira a sábado são cobrados R$ 2 por visitante e aos domingos e feriados o ingresso é de R$ 4 por visitante.

Fonte da notícia:
http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/noticia.do?evento=portlet&pAc=not&idConteudo=42412&pIdPlc=&app=salanoticias

Nenhum comentário: