quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Minas Menos Resíduos - Semana Mineira de Redução de Resíduos


A Semana Mineira de Redução de Resíduos, que acontecerá entre os dias de 20 a 28 de novembro de 2010, é uma iniciativa que integra as atividades desenvolvidas no âmbito da Semana Europeia de Redução de Resíduos - promovida pelos Estados membros da Comunidade Européia e que tem o apoio do Programa LIFE+ da Comissão Europeia.


Em toda a América do Sul e Brasil, apenas Minas Gerais, representada por meio da Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM, foi convidada para participar dos eventos da Semana na condição de organizadora das atividades locais.


Ao abraçar esta inciativa, a FEAM entende que a Semana de Redução de Resíduos, diferente de outras iniciativas mais centradas nas soluções técnicas e legais sobre a questão, traz para o debate público a noção de responsabilidade social.


Mais do que um problema tecnológico e científico, a questão dos resíduos gerados pela sociedade deve ser encarado como um problema sócio-ambiental, que tem consequencias negativas, não apenas para o meio ambiente, mas também para a qualidade de vida e o futuro de toda a sociedade.


Neste sentido, os organizadores da Semana, seja na Comunidade Europeia, seja aqui em Minas Gerais, assumem o papel de facilitadores, mobilizando a sociedade para que ela própria, representada por suas instituições e cidadãos, tome consciência e participe de forma efetiva das soluções.


O site do evento está muito interessante, através dele você pode se informar sobre a programação da Semana, pode também inscrever o seu projeto de redução de resíduos, se informar sobre como reduzir o seu lixo e como agir no dia a dia, além de obter informações no link "Infoteca", através de artigos, videos e outros materiais. Vale a pena conhecer: http://www.minasmenosresiduos.com.br/

Nenhum comentário: