sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Buy Nothing Day - Dia Mundial Sem Compras

Será que a gente consegue passar um dia inteiro sem comprar nada? Nem um pão de queijo ou um chiclete? Ainda mais quando se está próximo do Natal? Nem se for a favor do meio ambiente e contra o consumismo? Pois é, este é o desafio lançado pelo movimento Buy Nothing Day - Dia Sem Compras, que acontece neste sábado, dia 27 de novembro, em todo o mundo.

Encontrei no wikipédia algumas informações interessantes:

O Dia Mundial sem Compras (DMsC), conhecido mundialmente como Buy Nothing Day, "Dia de Não Comprar Nada"), é um dia internacional de protesto contra o consumismo. Fora dos EUA e do Canadá o DMsC realiza-se sempre no último Sábado de Novembro.

Origens
O DMsC foi criado pelo artista de Vancouver
Ted Dave e posteriormente promovido pela revista canadense Adbusters. Os participantes deste evento comprometem-se a não comprar nada durante 24 horas como um ato de demonstração do poder das pessoas diante sua condição de consumidores.

Contexto
O objetivo deste evento é chamar a atenção aos consumidores dos efeitos destruidores que os nossos hábitos de consumo podem ter a nivel global, e em especial nos países em desenvolvimento
. Ativistas podem também participar com manifestacões e ações mais radicais em lugares estratégicos, como por exemplo nas entradas de centros comerciais. A revista Adbusters conseguiu mesmo anunciar a campanha no canal de televisão CNN. Outras cadeias TV, tal como a MTV, recusaram-se a emitir os anúncios.

Nos últimos anos o evento tem ganho adeptos dos movimentos contra o
aquecimento global. Estes argumentam que para travar este fenômeno cabe à população dos países desenvolvidos mudar os seus hábitos de consumo.

Críticas
Críticos do movimento DMsC afirmam que o evento levará simplesmente consumidores a comprar mais noutros dias, fato que desvaloriza o campanha. No entanto, os participantes afirmam que tal não afeta a mensagem do evento.

História do DMsC
O DMsC realizou-se pela primeira vez em
Vancouver no Canadá em Setembro de 1992. Em 1997 o evento foi fixado para o dia depois do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos e no Canadá. No resto do mundo o dia do evento foi fixado para o último sábado de Novembro.

Mais informações em: http://www.buynothingday.co.uk/

Nenhum comentário: