quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Encontro - Direito à cidade: sociedades sustentáveis e pacto social - RJ


ISER promove o evento “Direito à cidade: sociedades sustentáveis e pacto social”, a ser realizado entre as 14 e às 18h dos dias 26 e 27. O encontro acontecerá no Salão Pablo Dreyfus e Ana Carolina, na Rua do Russel, número 76, segundo andar, no bairro da Glória.

O Instituto de Estudos da Religião (www.iser.org.br) é uma organização não governamental sem fins lucrativos que comemora 40 anos de história. As atividades desenvolvidas pelo ISER são orientadas pelos eixos temáticos “Religião e Espaço Público”, “Sociedade e Relações Sustentáveis” e “Violência, Segurança Publica e Gestão de Conflitos”, a partir dos quais a instituição organiza sua atuação, que visa à produção de conhecimento, ao desenvolvimento de projetos estratégicos e à avaliação e monitoramento de políticas públicas.

O encontro “Direito à cidade: sociedades sustentáveis e pacto social” tem como inspiração a obra do jurista mineiro Edésio Fernandes, membro da DPU Associates (Development Planning Unit) da Universidade de Londres, onde vive há 20 anos, e da Teaching Faculty do Lincoln Institute of Land Policy, localizada em Cambridge, EUA, além de integrar o Grupo Consultivo sobre Despejos Forcados do Programa UN-HABITAT. Especialista em direito urbanístico, Edésio atua ainda como consultor para Albânia, Cabo Verde, Kosovo e países latinoamericanos.

Há anos, o jurista se dedica ao tema do “direito à cidade”. É autor de diversos artigos que exploram os efeitos da urbanização, nos quais oferece um olhar ponderado sobre questões como legislação urbanística e políticas públicas de urbanização, além de distinguir a reforma urbana brasileira como um processo que concorre para fenômenos como segregação socioespacial, impactos ambientais, violência e crescimento da informalidade. Recentemente, Edésio lançou a “Coletânea de Legislação Urbanística – normas internacionais, constitucionais e legislação ordinária”, que reúne as principais normas jurídico-urbanísticas brasileiras.

Convidamos para compor as mesas representantes das seguintes instituições: Governo do Estado do Rio de Janeiro (UPP), Prefeitura do Rio (Choque de Ordem), UN-Habitat, IFCS –, Curso de Arquitetura e Urbansmo da PUC-Rio e de comunidades do Estado do Rio de Janeiro que vivenciam cotidianamente algumas das situações urbanísticas em debate.

O ISER percebe a ocasião como oportunidade de estabelecimento de um diálogo entre especialistas, estudiosos, representantes de órgãos públicos, membros de organizações e movimentos sociais e representantes de comunidades urbanas, reunidos para o troca de abordagens, leituras, projetos, questões, dúvidas e anseios sobre a cidade do Rio de Janeiro, essa cosmópolis em constante transição.

O evento será aberto ao público. Inscrições por meio do endereço comunicação@iser.org.br .

Reunião sobre encontro Direito à cidade: sociedades sustentáveis e pacto social

Data: 26 e 27 de outubro de 2010

Horário: 14-18h

Local: salão Pablo Dreyfus e Ana Carolina

Primeiro dia (26/10):
14-15h – Abertura
15-17h - Exposição dos convidados da mesa (30min para cada)
Rodrigo Bethlem - Prefeitura – Choque de Ordem
Otavio Leonídio Ribeiro e Caio Calafate - Curso de Arquitetura e Urbansmo da PUC-Rio
A definir - Comunidade da Maré
A definir - Representante da sociedade civil
17-18h- Debate

Segundo dia (27/10):
14-16h – Exposição dos convidados da mesa (30min para cada)
Rayne Ferreti - UN – Habitat
Silvia Ramos - Governo do Estado – UPP
Alberto Goyena – doutorando do IFCS
A definir - Representante de comunidade abrangida pelo COMPERJ
16-17h - Debate
17-18h – Encerramento - Edésio Fernandes


Nenhum comentário: