quarta-feira, 20 de outubro de 2010

IPTU Verde


Uma notícia publicada nesse domingo, no Jornal Folha de São Paulo, me chamou bastante a atenção. Vocês já sabiam que em algumas cidades do Brasil existe o IPTU Verde? Na verdade, apesar de ter nome de imposto, o IPTU Verde é basicamente um incentivo, concedendo desconto para os contribuintes da cidade que possuam áreas verdes em suas residências. Então, ao aderir ao programa, o contribuinte recebe um desconto no valor a ser pago a título de IPTU do seu imóvel.

São Carlos, cidade paulista a 230 km de São Paulo, registra ano a ano um aumento de adesões ao programa IPTU Verde, que dá descontos de até 4% para os moradores que plantam árvores ou mantêm áreas permeáveis nos imóveis.

Em 2007, primeiro ano do projeto, houve 2.796 solicitações. No ano passado, o número subiu para 4.738. Já neste ano, 5.596 pessoas se inscreveram para obter o desconto em 2011 -algo próximo a 5% do total de contribuintes da cidade. Com o benefício verde e os descontos por pontualidade, o contribuinte pode ter uma conta de IPTU até 24% menor, segundo o secretário da Fazenda, Paulo Almeida.

O professor aposentado Benjamim Mattiazzi, 76, é um dos beneficiados. Ele paga 12% a menos do valor original do IPTU. Segundo ele, nos 25 anos em que mora na mesma casa, plantou dez árvores em frente à fachada. Já no quintal, mantém uma grande área verde com muitas árvores, algumas delas frutíferas.

A autônoma Maria Helena Salvador, 53, também é beneficiada pelo IPTU Verde. Ela recebe 2% de desconto sobre os R$ 1.500 que deveria pagar. Em 13 anos, ela plantou dez árvores."Muito mais do que uma economia, o programa pode ajudar na conscientização sobre a importância de se preservar áreas permeáveis."

A população de São Carlos conta ainda com um serviço chamado Disque Árvore, pelo qual são doadas duas mudas, de espécies diferentes, por endereço ao mês.

Uma excelente maneira de incentivar a proteção das áreas verdes nas cidades!

Fonte da notícia: Jornal Folha de São Paulo, Caderno Cotidiano, 17 de outubro de 2010, domingo, título da matéria: Adesão ao IPTU verde cresce no interior, escrito por: Hélia Araújo.

Nenhum comentário: