quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Dando um bom exemplo



O governo do presidente norte-americano, Barack Obama, anunciou nesta terça-feira que pretende instalar painéis solares na Casa Branca como estímulo à população para que adote esta fonte de energia em suas residências.

Em setembro, Obama proibiu a instalação dos painéis. Mas o ativista ambiental Bill McKibben, fundador da ONG chamada 350.org, encabeçou um movimento a favor dos painéis. Na ocasião, comentou: "Obviamente painéis solares na Casa Branca não resolveriam o problema climática ambiental. Mas seriam um ato político importante."

Depois disso, Obama salientou que a política de energia limpa fortalece a economia dos EUA ao criar "milhares de empregos até 2012". E o secretário de Energia, Steven Chu, disse em entrevista coletiva que os painéis serão instalados na residência presidencial americana para mostrar aos cidadãos que a energia funciona e é confiável.

Em janeiro, Obama havia anunciado que os Estados Unidos esperam reduzir suas emissões de gases de efeito estufa em 28% em 2020, em relação aos níveis atuais.

Essa atitude podia servir de exemplo para diversos outros órgãos públicos, inclusive aqui no nosso país.

Nenhum comentário: