sábado, 26 de junho de 2010

Prêmio Jovem Cientista

As inscrições para a 24ª edição do Prêmio Jovem Cientista estão abertas até o dia 30 de junho. Uma das principais iniciativas da América Latina na área de incentivo à inovação, o prêmio tem este ano o tema Energia e Meio Ambiente – Soluções para o Futuro, desafiando estudantes e pesquisadores a reduzir os impactos ambientais causado pelo consumo de energia. O objetivo é desenvolver o uso de fontes alternativas, estimulando sua produção e consumo sustentável. Hoje, quase 55% da energia consumida no País vem de fontes não-renováveis, como o petróleo e o gás natural.

O prêmio, que é uma parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), a empresa Gerdau e a Fundação Roberto Marinho (FRM), tem cinco categorias: Graduado; Estudante de Ensino Superior; Estudante de Ensino Médio; Orientador e Mérito Institucional. Há ainda menção honrosa para um pesquisador com título de doutor que tenha se destacado na área relacionada ao tema do Prêmio. O total de premiação está estimado em R$ 150 mil.

As linhas de pesquisa nas categorias Graduado e Estudante do Ensino Superior são: fontes alternativas de energias não poluentes; exploração racional de recursos energéticos (biomassa, carvão mineral, petróleo); impacto sócio-ambiental da geração de energia hidroelétrica e da produção de biocombustíveis; controle da emissão de poluentes e efeito estufa no setor energético; edificações inteligentes (uso racional de energia e recursos naturais); eficiência das diferentes fontes de energia; uso de sistemas isolados para geração de energia elétrica; ampliação e eficiência do uso de fontes renováveis de energia; produção sustentável de biodiesel; tecnologias energéticas apropriadas a pequenos produtores rurais e com unidades isoladas e impactos da geração de energia nos recursos biológicos e na biodiversidade.

Consulte o regulamento e faça sua inscrição pelo endereço www.jovemcientista.cnpq.br
Fonte: Agência Ambiente Energia.

Nenhum comentário: