terça-feira, 29 de junho de 2010

Plástico auto destrutivo

Cienstistas nos Estados Unidos desenvolveram um plástico capaz de se autodestruir, o que poderia facilitar sua reciclagem e degradação no ambiente.

Plásticos (polímeros) são formados pela união de compostos químicos idênticos (monômeros). No novo experimento, quando um pedaço do plástico foi exposto a íons fluoreto (de flúor) em temperatura ambiente, sua parte central, onde as moléculas estavam cobertas com éter de silil, sofreram rápida despolimerização e quebraram.

A técnica poderia ser modificada para o desenvolvimento de produtos plásticos que se degradam rapidamente quando expostos no ambiente. Por exemplo, se uma sacola feita de um determinado plástico chega ao oceano,  enzimas de micro-organismos na água poderiam fazer o material despolimerizar-se e desaparecer, diz o cientista responsável pelo invento.

O uso desses polímeros também tem a vantagem de fornecer um método barato de reciclagem de lixo plástico. Isso porque os monômeros resultantes da quebra dos polímeros poderiam ser repolimerizados para criar novos plástico, um processo provavelmente mais barato do que separar diferentes polímeros (plásticos) antes de começar a reciclagem.

A equipe, porém, adverte que o resultado da pesquisa é apenas uma prova de conceito. Ainda é preciso encontrar polímeros que se quebram em substâncias mais ambientalmente corretas. Outro problema é que os polímeros usados até agora são sensíveis a acidez; eles precisam ser mais estáveis para serem utilizáveis.

Sendo assim, enquanto não encontramos o plástico perfeito, continuamos pregando o uso da ecobag pra se evitar tantas sacolas plásticas.

Mas o ruim é que mesmo levando a sacola de casa vocês já perceberam como não conseguimos nos livrar dos plásticos??? Até os legumes agora estão vindo em bandeijinhas de isopor envoltas em plástico. Eu detesto isso, evito comprar esse tipo de produto, mas às vezes não temos alternativa. O comércio também tem que mudar de postura!!!

Fonte: Folha de São Paulo

3 comentários:

Cecilia Helena disse...

Olá, aqui na minha cidade (Ribeirão Preto) tem uma rede de supermercados (Savegnago)que utiliza esse tipo de sacolas, elas vão se desintegrando sozinhas, eu tenho o costume de usar essas sacolas para colocar o lixo, assim não compro sacos de lixo e dou um uso útil para as danadas sacolinhas, mas não se pode guardá-las por muito tempo, elas desmancham, apesar de não ser o ideal ainda, acho que já é um bom começo! Ficar totalmente livres das sacolas plásticas é muito difícil, mas é só colocá-las de volta para a reciclagem!Beijos

GMCJ disse...

Oi,

Vc poderia informar a fonte dessa informação?

Michael Ktisti

Patricia Vilas Boas disse...

GMCJ,

A fonte da informação é o Jornal "A Folha de São Paulo", através do site www.folha.com.br vc deve encontrar a matéria original.

Abraços,

Patrícia.