quinta-feira, 8 de abril de 2010

Será Curitiba a cidade mais sustentável do Brasil?


A cidade de Curitiba foi escolhida para receber o prêmio Globe Award Sustainable City 2010, de cidades sustentáveis, ofertado pelo Globe Forum, entidade sueca que reúne empreendedores preocupados com a sustentabilidade global. A capital paranaense disputava o prêmio com Sidney, na Austrália; Malmö, na Suécia; Múrcia, na Espanha; Songpa, na Coreia do Sul; e Stargard Szczecinski, na Polônia; mas Curitiba foi escolhida por unanimidade.

A nota do Globe Forum destacou que "particularmente, a abordagem holística com que a cidade encarou os desafios da sustentabilidade é bem delineada e gerenciada numa clara demonstração de forte e saudável participação da comunidade e integração da dimensão ambiental com as dimensões intelectual, cultural, econômica e social". O principal programa apresentado por Curitiba foi o Biocidade, que condiciona todas as ações do município à questão ambiental.

Uma política que começou há anos e não sofreu descontinuidade. Em razão disso, Curitiba tem hoje média superior a 50 metros quadrados de área verde por habitante. De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, José Antonio Andreguetto, a preservação é possível em Curitiba em razão do planejamento urbano de longo prazo, da prioridade para criação de parques, de políticas de educação ambiental e de políticas de incentivo.

Se cosniderarmos o prêmio recebido parece que tudo são flores, mas já ouvi opiniões de moradores da cidade de que não é bem assim, inclusive já escutei críticas bastante ferozes sobre o sistema de transporte público da cidade. Mas a minha impressão de Curitiba, quando estive lá em 2004 foi das melhores. Achei a cidade linda, muito verde, cheia de parques e com pouco trânsito. Será que continua assim?

Um comentário:

Patricia Vilas Boas disse...

Bom, realmente Curitiba é referência em matéria de sustentabilidade urbana no Brasil e no mundo. Quando estava na Austrália, algumas pessoas vinham me perguntar sobre a cidade e eu ficava impressionada com a fama que a capital paranaense tem. Mas acho que hoje em dia, como qualquer outra cidade do Brasil, sofre com a sobrecarga do transporte e com a falta de planejamento de longo prazo. Contudo, acho que ainda assim, em comparação com o resto do país, ainda é uma capital com qualidade de vida e um número menor de problemas urbanos. Agora, compará-la com cidades da Suécia, da Dinamarca e etc e Curitiba ainda ganhar, eu acho meio suspeito... Mas imagino que Curitiba pode ter se destacado quanto aos requisitos observados. Pode ser.