terça-feira, 6 de abril de 2010

Chuva e caos urbano!




Essa manhã, ao ligar a TV, nos deparamos com o noticiário alertando sobre as fortes chuvas que atingiram a região Sudeste, em especial o Rio de Janeiro. A intensa chuva que atinge o Estado do Rio, há mais de 15 horas ininterruptas, provocou alagamentos, deslizamentos, queda de energia e caos no trânsito e no sistema de transporte, tornando complicada a vida de quem mora neste Estado.


Segundo os meteorologistas, a previsão é de que a chuva continue e, por isso, o Poder Público alerta sobre os perigos à população, recomendando que não saia de casa.


O que se pode observar é que qualquer fenômeno da natureza (chuvas, furacões, ventanias, entre outros), quando atingem um grau mais elevado de força, não poderiam provocar tantos danos se o meio ambiente não estivesse tão degradado. A ocupação irregular de morros e encostas, o desmatamento e a destruição das matas ciliares contribuem para a criação de um verdadeiro estado de calamidade pública nas cidades.


Se o Poder Público e a população não promoverem mudanças na forma de ocupação urbana, viveremos, cada dia mais, o drama das destruições provocadas por estes eventos da natureza. É necessário que se faça uma profunda reforma urbana que garanta a utilização adequada do meio ambiente e uma ocupação mais pacífica, sustentável, nos centros urbanos.


Foto: Uol.


Veja o vídeo:


http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM61910-7823-GLOBONEWS+TV+AO+VIVO,00.html

Nenhum comentário: