quinta-feira, 15 de abril de 2010

Convite: Viva Gandarela!


Para quem se interessar, além do Convite seguem links e informações sobre o projeto do Parque Nacional Águas do Gandarela, localizado na Serra da Gandarela, ao sul de Belo Horizonte, uma das últimas reservas de Mata Atlântica e água limpa da Região Metropolitana de BH, que está ameaçada por um projeto de mineração de ferro.

2 comentários:

Grupo Ambiental de Santa Bárbara disse...

Olá Ecomeninas,

Acompanho o blog de vocês e fiquei feliz de ver a divulgação do Viva Gandarela. Sou morador da cidade de Santa Bárbara e participo de um Grupo Ambiental na cidade.

O problema da Serra do Gandarela, a busca pela criação do Parque Nacional e o processo de licenciamento ambiental para construção da Mina Apolo, da empresa Vale S.A tem deixado muitas pessoas preocupadas, inclusive o Projeto Manuelzão, da UFMG. No site da ONG existe um artigo bem detalhado http://www.onggasb.com.br/2010/04/por-que-e-tao-importante-criacao-do.html.

Além da Vale, também enfrentamos recentemente o processo de licenciamento ambiental da empresa Samarco http://www.onggasb.com.br/2010/02/projeto-de-expansao-da-samarco-poe-em.html.

Nos dois casos, uma questão chamou minha atenção. Diz respeito ao fato do CODEMA, órgão municipal, não ter sido sequer consultado para saber o que pensava sobre o assunto. Faz meses que o Conselho não se reuni alegando ausência de pauta. Nestes períodos tivemos dois processos de licenciamento ambiental importantíssimos e o órgão que deveria representar o direitos dos cidadãos nem sequer é consultado.

O que vocês acham da não participação do CODEMA no processo de licenciamento ambiental? Esta correto essa omissão?

Na oportunidade, parabenizo pelo blog.

Patricia Vilas Boas disse...

Olá!

Primeiro agradecemos pelo seu comentário!

Estamos pesquisando sobre o assunto, mas pra gente entender melhor, por favor, conte pra gente o que vc sabe. Em que pé está o Licenciamento? Já foi emitida alguma licença? Vc mencionou que o Codema não foi consultado, vc está se referindo ao Codema de Santa Bárbara? Pelo que eu verifiquei a Serra da Gandarela envolve a área de vários municípios.

Se puder, mande, por favor um email para o nosso grupo com essas informações pra gente analisar melhor a questão (ecomeninas@gmail.com).

Muito obrigada.