quinta-feira, 25 de março de 2010

Museu de Outono 2010


Projeto quatro Estações - MUSEU DE OUTONO

Será inaugurado, no dia 28 de março, o Museu de Outono 2010, uma iniciativa do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG (MHNJB-UFMG) em comemoração à chegada da nova estação do ano. O objetivo é promover e oferecer ao público e à cidade de Belo Horizonte uma série de atividades e eventos culturais, artísticos e educativos durante os meses de abril, maio e junho.

A inauguração contará com exposições, oficinas, atividades para deficientes visuais e auditivos e com a apresentação da peça “Till, a saga de um herói torto” pelo Grupo Galpão. A peça será encenada no gramado do Observatório e encerrará a programação do dia.

PROGRAMAÇÃO - MUSEU DE OUTONO - 2010
ABERTURA: 28 de março

•10h Museu dos Sentidos:- Trilha dos Sentidos - Direcionada a deficientes visuais. Local: Trilha do Anfiteatro.
- Jardim Sensorial - Direcionado a deficientes visuais e auditivos. Local: Estufas.
- Exposição dos Sentidos. Peças anatômicas do Museu de Ciências Morfológicas da UFMG direcionadas a deficientes visuais. Local: Galeria 8.
Exposições:- Exposição de Cobras“A Herpetologia no MHNJB”De 28/03 a 10/06. Local: Galeria 7.
- Exposição “Água e biodiversidade”. Observação microscópica das águas do Museu. De 28/03 a 10/06. Local: Galeria 6.
- Exposição do Projeto Reciclarte. Esculturas de insetos feitas a partir de peças de ferro-velho e sucata. Artistas plásticos: Allison Brito e Matheus Romualdo. De 28/03 a 10/06. Local: Jardins do Museu e Observatório.

•11h Oficinas: - Oficina de Origami. Professora: Elza Abreu. Inscrições no local. Local: Espaço de Arte e Educação.
- Oficina de Pinhole. Fotografia realizada por uma câmera sem lente. Professora: Gabriela Gomes. Inscrições no local. Local: Galerias 4 e 5.

•14h - Inauguração da Galeria de Ex-Diretores do MHNJB. Local: Auditório.

•14h30 Homenagem de agradecimento ao reitorado do Prof. Ronaldo Tadêu Pena e Prof. Heloísa Maria Murgel Starling e as boas-vindas ao reitorado do Prof. Clélio Campolina Diniz e Prof. Rocksane de Carvalho Norton e respectivas equipes (gestões 2006-2009 e 2010-2013). Local: Auditório.

•16h Grupo Galpão apresenta: “Till, a saga de um herói torto”Local: Gramado do Observatório.

ABRIL, MAIO E JUNHO:
- Projeto “Quarta Crescente” com oficinas e atividades no Observatório do MHNJB. Dias: 21/04, 19/05 e 16/06.
- Curso "Aprendendo a fabricar, montar e instalar seu Aquecedor Solar de Baixo Custo" Instrutor: Rafael Xavier. Dias: 10/04, 08/05 e 12/06.
- Projeto “Uma Noite no Museu” Em noites de Lua cheia, o MHNJB abre suas portas para que os visitantes conheçam a dinâmica noturna da mata e aprendam sobre o Folclore Brasileiro.
Ano Internacional da Biodiversidade - Trilha das águas - Será ofertada uma nova trilha às escolas agendadas, que possibilitará aos alunos coletar e examinar microscopicamente as águas do Museu. Dias: 23 a 28/03.
- Palestra sobre Coleta de Sementes Florestais com o engenheiro florestal, Luiz Carlos Vianna Júnior. Dia: 12/04.
- Curso de Arte Ambiental. Aprofundamento para professores de Arte e Educação dos Ensinos Básico, Fundamental e Médio.Coordenação: Prof. Fabrício Fernandino (EBA/MHNJB)Dias: 15, 16, 22 e 23/05.

Nenhum comentário: