quarta-feira, 15 de julho de 2009

Vai um pãozinho com consciência ambiental?


Enquanto espera o pãozinho, que tal uma lição de sustentabilidade? Essa tem sido a idéia de algumas padarias paulistanas filiadas ao Sindicato das Panificadoras (Sindipan). Os estabelecimentos participantes, que já haviam trocado os sacos plásticos por sacolas ecológicas, a ecobag, agora viraram ponto de coleta do óleo de cozinha usado pelas famílias que frequentam as padarias. Depois de recebido nas padarias, o óleo poderá ser encaminhado para dois destinos: produção de biocombustível ou material de limpeza.

A transformação das padarias em polos de coleta do óleo de cozinha foi conseguida com a parceria entre o sindicato e duas ONGs que atuam na área, a Trevo e a Bioauto. Essas duas entidades ficam responsáveis por recolher periodicamente o material nas padarias.

A adesão aos programas ambientais, avalia Francisco Antônio Menezes, proprietário da Boston Baked, padaria em Moema, também na zona sul, reforça o papel social exercido por esse tipo de comércio. "As padarias são refúgios dos moradores. E estão envolvidas em várias causas do bairro onde ficam".

Essa idéia parece muito funcional, afinal as padarias são locais frequentados diariamente por quase todas as famílias e nesses comércios muitas vezes existe uma proximidade entre os proprietários e frequentadores. E aí, algum dono de padaria aqui em BH se interessou pela idéia?

Fonte: Estadão

Um comentário:

Patricia Vilas Boas disse...

Ei Mariana!!! A ideia é mesmo muito boa!!! Sei de alguns lugares em BH que já estão recolhendo óleo de cozinha usado como, por exemplo, a minha academina aqui no Sion (Wanda Bambirra) e também o Social, que entrega todo o óleo utilizado no restaurante para uma empresa que recicla óleos e eles recebem produtos de limpeza em troca. Isso é uma coisa muito simples que todos os restaurantes da cidade deveriam fazer. Agora, a iniciativa de, além de receber o óleo usado, dar dicas de como viver de uma maneira mais sustentável enquanto o pãozinho sai é bem mais completa e pode ser ainda mais eficiente enquanto medida de educação ambiental...