quarta-feira, 22 de julho de 2009

Secretaria Especial de Créditos de Carbono?


Uma Secretaria Especial de Créditos de Carbono. Sim, foi isso que o presidente Lula afirmou durante um encontro com ruralistas, em Londrina. O áudio da fala do presidente, foi veiculado no programa A Voz do Brasil, da Radiobras.

A afirmação de Lula foi motivada pela conversa que teve com os ruralistas, na qual ele também defendeu a criação de subsídios para os produtores rurais que preservam o meio ambiente. O presidente enfatizou o fato de que a manutenção das florestas brasileiras pode se transformar, cada vez mais, em vantagens competitivas para que o país possa negociar créditos de carbono com a floresta em pé. Por isso, ele estaria criando a nova secretaria.

Para o presidente do Portal Carbono Brasil, Rui Fernando Müller, se o projeto for mesmo concretizado, será muito importante para impulsionar os projetos gerados de créditos no mercado, aumentando a fiscalização e também o acesso à informação. De acordo com Rui "o número de projetos no Brasil é grande, mas poderia ser infinitamente maior. E isso tem muito a ver com a complexidade de adequação do projeto às exigências internacionais. Mas nosso potencial é imenso. O foco, com isso, tem que ser o combate às queimadas, e ao desmatamento. Precisamos nos preparar para gerar créditos com a floresta em pé, porque esse é o futuro."

Aos olhos dos especialistas, a criação da secretaria é pertinente nesse momento, desde que seja bem estruturada. Porém, no governo o projeto ainda não é nem "projeto". Contactada, a assessoria da presidência informou que não tinha informações sobre o assunto. E não estava sozinha, pois os ministérios do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, que teoricamente estariam à frente do projeto, também não têm detalhes sobre a Secretaria Especial de Créditos de Carbono.

Esperamos que eles se acertem em breve e, certamente, vamos acompanhar o desenrolar dessa história. De toda forma, a questão relativa aos créditos de carbono e à criação de incentivos para a manutenção das florestas está sendo analisada e isso pode gerar grandes benefícios para a população, em geral, e para o meio ambiente. Pode ser um dos passos a serem tomados na luta contra o Aquecimento Global... Assim esperamos!

Fonte: O Globo, Blog da Razão Social, título: Uma Secretaria Especial de Crédito de Carbono no Brasil?, autoria: Camila Nóbrega, data: 24/06/2009, disponível em http://oglobo.globo.com/blogs/razaosocial/

Nenhum comentário: