quinta-feira, 16 de julho de 2009

Cuidando da Serra do Cipó


Foi aprovado o Plano de Manejo do Parque Nacional da Serra do Cipó, pela Portaria ICMBio nº 55/2009.

A Zona de Amortecimento constante neste Plano de Manejo é uma proposta de zoneamento para o entorno da Unidade de Conservação, que será estabelecida posteriormente por instrumento jurídico específico.

O Plano de Manejo pode ser consultado em meio digital ou impresso, na Diretoria de Unidades de Conservação de Proteção Integral do ICM BIO e no Parque Nacional da Serra do Cipó.

E o que vem a ser o Plano de Manejo? Bom, segundo a Lei nº 9.985/2000, que estabelece o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, o plano de manejo é o documento técnico mediante o qual, com fundamento nos objetivos gerais de uma unidade de conservação, se estabelece o seu zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade.

E a zona de amortecimento é o entorno de uma unidade de conservação, onde as atividades humanas estão sujeitas a normas e restrições específicas, com o propósito de minimizar os impactos negativos sobre a unidade.

2 comentários:

Samuel disse...

eu tenho uma foto exatamente nesta cachoeira na serra...

Mariana Gomes Welter disse...

Essa cachoeira é bem linda!