quinta-feira, 4 de junho de 2009

Projeto Sócio-Ambiental em Caxambu


O município de Caxambu, no Sul de Minas, tem a maior concentração de águas carbogasosas do planeta e o turismo é a base de sua economia. Importante diferencial para incentivar o turismo na cidade é o cuidado com a beleza das áreas públicas. O Parque das Águas, principal atração, agora abriga um projeto diferenciado de revegetação de áreas degradadas, utilizando mão-de-obra carcerária.


O programa de revitalização do morro do parque possibilita a inserção social dos condenados do Presídio de Caxambu e, ainda, reduziu os gastos públicos do município com o parque. Com 12 fontes de águas minerais com propriedades diferentes entre si, o parque tem 210 mil metros quadrados. A recuperação das áreas degradadas do morro, que é a área de recarga das águas do parque, com o uso mão-de-obra carcerária surgiu em 2008 de uma parceria entre Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Ação Social, Ministério Público, Poder Judiciário da Comarca local, Polícia Militar e Instituto Estadual de Florestas (IEF).


Para participar dos trabalhos, o detento deve apresentar boa conduta. Atualmente, oito presidiários participam do projeto. A oportunidade tem influenciado positivamente no comportamento dos presos, além de reduzir o tempo prisional, pois a cada três dias trabalhados é abatido um dia da pena. “O condenado também deve estar no regime semi-aberto, com autorização judicial”, explica o diretor do presídio, Rafael Rodrigues Diniz.


Fonte: Diário Oficial de Minas Gerais

Nenhum comentário: