sexta-feira, 19 de junho de 2009

ONGs pedem que China reduza emissões em até 30% até 2020


As ONGs Greenpeace e Oxfam pediram à China, país que é maior emissor mundial de gases do efeito estufa, e a outros países em desenvolvimento que reduzam as emissões entre 15% e 30% até 2020.
Assim como os países desenvolvidos deveriam reduzir em 40% o total de suas emissões em uma década, a China e outras nações em desenvolvimento --entre elas, o Brasil-- "precisam adotar mais medidas para se adaptar ao aquecimento global", disse em entrevista coletiva Li Yan, chefe de campanha para a Mudança Climática do Greenpeace na China.

Li e outros analistas chineses apresentaram, nesta semana, o primeiro estudo que relaciona a mudança climática com a pobreza no gigante asiático, elaborado pelas duas ONGs.
O estudo destaca que, até agora, não foi dada atenção suficiente à relação entre estes dois fenômenos no momento de elaborar políticas para os mais necessitados.
O texto mostra pela primeira vez que as massas de população que vivem na pobreza na China --aproximadamente 106 milhões de pessoas, segundo a ONU-- se encontram em locais onde o ambiente está em sério risco devido ao aquecimento global.


Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário: