quinta-feira, 4 de junho de 2009

Habitações Sustentáveis


Queridos leitores! Publicamos outras informações sobre Bio-arquitetura enviadas pelo Guilherme Azevedo do IPEMA - Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica, que também são de grande importância para o desenvolvimento sustentável. Boa leitura!

Casas auto-sustentáveis, construídas a partir dos recursos naturais disponíveis na região. Aproveitam a luz e o calor do sol, água da chuva, e rios, a vegetação, o solo. Sem problemas de saneamento e desperdício de água e energia, integram a vida humana ao ambiente, com um custo muito inferior ao das construções convencionais.

A flexibilidade da bio-arquitetura ou bio-construção está na adaptação das técnicas de construção ao meio ambiente. Para cada ecossistema existem diferentes condições e necessidades. Em lugares muito úmidos devemos construir com materiais e design que sejam resistentes à umidade. Enquanto que, em lugares secos e quentes, devemos nos preocupar mais com o conforto térmico e a captação de água, elemento essencial à vida.

Sanitários compostáveis dispensam o uso de tubulações e grandes estações de esgoto. E, os “recursos humanos”, como chamamos os dejetos, são tratados e reutilizados como excelente adubo orgânico.

Vivendo em casas ecológicas a vida torna-se menos dependente de recursos e serviços externos. Em contrapartida, como a bio-construção integra novas e baratas tecnologias ao conhecimento tradicional, promovem uma integração muito maior com o ambiente e a comunidade do entorno.

A bio-arquitetura requer algumas mudanças de hábitos, comoa uma observação maior dos fatores naturais, observação maior de sí mesmo e a integração com vizinhos, trocas justas e trabalhos comunitários.

Acreditando na bio-construção como veículo de transformação, o IPEMA – Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica, promove o cursos especializados em Habitações Sustentáveis, Planejamento de Ecovilas, Construção com Bambu, Sistemas Agro-florestais, e Design em Permacultura. Todos, integrando aulas teóricas, práticas e vivências em ecovilas.

Nenhum comentário: