sábado, 20 de junho de 2009

Ciclistas protestam por ciclovias em Belo Horizonte!


Um grupo de ciclistas entregou hoje, 20/06, uma carta ao Prefeito de BH reivindicando a criação URGENTE de ciclovias na cidade.

Consta no manifesto que Belo Horizonte foi escolhida como uma das sedes da Copa de 2014, e uma das diretrizes estabelecidas pela Fifa é a adequação das cidades de forma a privilegiar o acesso aos estádios para meios de transporte alternativos ao automóvel particular. Uma possibilidade atraente, desde que devidamente incentivada e estruturada, é a bicicleta. É visível o aumento a cada dia do número de pessoas pedalando na cidade, a despeito da inação do poder público em fomentar um meio de deslocamento tão barato, ágil, saudável, não-poluente e não-congestionante, e a despeito também da opinião antiquada e equivocada de que BH tem relevo inadequado para o uso da bicicleta.

Segundo o engenheiro Ricardo Lott, assessor da Presidência da BHTRANS, o lançamento da licitação para as obras ocorrerá dentro de 30 dias. Segundo ele, a idéia é interligar estações de ônibus e metrô, onde esses equipamentos poderão ser depositados em bicicletários com vigilância. A implantação dessas vias especiais de tráfego inaugura, na capital, o "Projeto Pedala BH", que possui uma previsão geral de construção de 345 quilômetros de ciclovias nos próximos anos. Em resumo, trata-se de uma grande reforma na cidade, para incentivar as pessoas a usarem mais a bicicleta, a exemplo do que já acontece com grandes metrópoles, como Paris, Nova Iorque e, mais recentemente, Rio de Janeiro.

Os primeiro 19 quilômetros de ciclovias vão contemplar as ligações Leste-Estação Central, com início na Rua Itaituba, no Bairro São Geraldo (Zona Leste), percorrendo a Avenida dos Andradas. Ouro trecho vai unir a Savassi (Região Centro-Sul) até a Avenida dos Andradas, chegando à Praça da Estação. Na Zona Oeste, a ciclovia vai do Barreiro, da Avenida Tereza Cristina, até a Estação BHBUS, na mesma região. Na Nordeste, a via especial começa na Avenida Saramenha, no Bairo Guarani, seguindo até a estação de integração no Bairro São Gabriel. Outro trecho de ciclovia vai percorrer a Avenida Américo Vespúcio, na Zona Noroeste, com início na Avenida Antônio Carlos até a Avenida Carlos Luz (Catalão). O sexto trecho cicloviário, denominado Rota Norte, vai contemplar a ligação da Avenida Vilarinho, em Venda Nova, ao Museu de Arte da Pampulha.

Estamos torcendo para que estes projetos sejam realmente implementados e que as ciclovias possam ser construídas de forma adequadas aos ciclistas!

Fonte: Hoje em Dia/ BHtrans.

Nenhum comentário: