domingo, 14 de junho de 2009

Campanha pelas florestas de Minas


A AMDA lançou uma campanha pela preservação das florestas nativas de Minas Gerais. Nosso Estado já perdeu cerca de 70% da vegetação nativa que cobria originalmente seu território.


A Lei 14.309/02 (Política Florestal de Minas) permite que empresas de ferro gusa consumam até 100% de carvão fabricado com madeira advinda de florestas nativas e esta é a maior causa da destruição do pouco que nos restou de Cerrado e Mata Atlântica em Minas. No entanto, essa situação pode mudar.


Mensagem enviada pelo Governo de Minas, alterada por substitutivo do Dep. Fábio Avelar, que tramita na ALMG, modifica a Lei, prevendo redução desse percentual para 15%, a partir de sua promulgação, e 5% em 2018. Ou seja, as empresas não terão que fechar portas e, sim, plantar florestas para terem carvão, tornando-se auto-sustentávis, com um prazo de transição até 2018.


Aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça, em 11 de novembro de 2008, e pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em 1º de abril desse ano, o PL foi para a Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária. Mas o relator do processo, deputado Jairo Lessa, empresário do ramo da siderurgia, ligado ao setor ruralista, perdeu o prazo para apresentar o relatório. O PL deve ser votado nos próximos dias, em plenário, sem o parecer dessa Comissão.


Caso sejam favoráveis à alteração da norma, pela defesa das florestas remanescentes de minas, dêem seu voto de apoio no site da AMDA.


Nenhum comentário: