domingo, 14 de junho de 2009

Boas notícias para o meio ambiente em Minas


O governador Aécio Neves assinou sexta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, algumas ações que irão impulsionar o trabalho do Governo na destinação e tratamento correto dos resíduos sólidos em diversas regiões do Estado e regulamentou a Lei da Bolsa Verde para incentivo financeiro a proprietários e posseiros rurais que identifiquem, recuperem e preservem formações ciliares, sistemas de água e áreas de biodiversidade e ecossistemas especialmente sensíveis.

Através do termo de cooperação técnica celebrado entre a Feam, a Secretaria de Meio Ambiente e a Cemig para implantação do Projeto “Resíduo é Energia”, serão desenvolvidos métodos para transformação de resíduos sólidos urbanos em energia. A Associação de Indústrias Cimenteiras também participará do projeto e, para isso, foi assinado um termo determinando a realização de estudos para o co-processamento de resíduos sólidos em fornos de cimento.

A regulamentação do projeto da Bolsa Verde era aguardada por ambientalistas e lideranças sociais de todo o Estado. Os valores dos incentivos aos proprietários de terra que recuperem e preservem áreas de mata nativa e sistemas de água serão definidos pelo Comitê Executivo que será instalado dentro de 60 dias. Segundo o secretário de Meio Ambiente, José Carlos Carvalho, o valor deve ficar entre R$ 100 e R$ 300 por hectare. “É uma ação pioneira, que premia aqueles agricultores que preservam além do que a lei exige. Será um bônus para cada hectare extra que for recuperado ou preservado”, explicou o secretário.

Vamos acompanhar esses projetos, para ter certeza se irão se concretizar. O que podemos afirmar a princípio é que foram boas iniciativas!

Nenhum comentário: