sexta-feira, 22 de maio de 2009

Inspeção Veicular já!

Belo Horizonte, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, quer dar um basta aos veículos que emitem fumaça preta além do limite permitido pela Resolução CONAMA 03/90.


"O diesel, que abastece caminhões e ônibus, principalmente, é uma ameaça ao meio ambiente
O uso de um equipamento capaz de medir com eficiência o grau de poluição causada pela emissão de gases de carros de passeio, ônibus, caminhões e motocicletas leva Belo Horizonte a dar o primeiro passo rumo à implantação da inspeção veicular. O opacímetro – aparelho ligado a um computador – avaliará a cor (opacidade) da fumaça. A ferramenta vai substituir o método de medição baseado na comparação visual, adotado desde 1988 na capital. Ela está sendo testada em blitzes educativas, mas até o início do segundo semestre será instrumento das equipes de fiscalização para aplicação de multas e autuações.

A Secretaria Municipal Adjunta de Meio Ambiente estuda a possibilidade de tornar a punição mais rigorosa. Uma das propostas é fazer do controle das emissões uma condição obrigatória para a liberação do documento anual do veículos.

O programa de inspeção ambiental veicular está previsto na Lei Federal 8.723/03. O artigo 1º dispõe que “os fabricantes de motores e veículos automotores e os fabricantes de combustíveis ficam obrigados a tomar as providências necessárias para reduzir os níveis de emissão de monóxido de carbono, óxido de nitrogênio, hidrocarbonetos, álcoois, aldeídos, fuligem, material particulado e outros compostos poluentes” nos carros e motos comercializados no país, como parte da política nacional de meio ambiente.

A iniciativa já foi adotada no estado do Rio de Janeiro e na cidade de São Paulo por deliberação dos respectivos governos. O Ministério do Meio Ambiente adiou mais uma vez a determinação que torna o projeto obrigatório em todo o território nacional. Ele está sendo discutido pela Câmara Técnica de Controle e Qualidade Ambiental do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) e deverá ser implantado pelos órgãos estaduais e municipais do país. A proposta de resolução ainda será discutida nas câmaras técnicas e só depois vai à votação no plenário do Conama, o que deve ocorrer em no máximo dois meses, segundo a secretária de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Suzana Kahn. Pelo projeto atual, a inspeção será feita em veículos pesados, médios e motocicletas. Pontos importantes como os parâmetros de emissão, data de aplicação e os planos estaduais precisam ser aprofundados.


Os carros em que for constatado alto índice de emissão serão proibidos de circular até que sejam feitas as adaptações e regulagens. Outras formas de penalidade, como multas ambientais, também serão discutidas, bem como o volume e a característica da frota a ser inspecionada, limite de emissão, a forma de medição e as primeiras cidades nas quais a resolução será aplicada.


Em BH, o secretário de Meio Ambiente, Ronaldo Vasconcellos, afirmou que a inspeção poderá ser feita unicamente pelo município ou em parceria com o estado. Ontem, ele acompanhou uma blitz que abordou motoristas de caminhões na Avenida Cristiano Machado, na altura do número 3.450, no Bairro União, na Região Nordeste. A Operação Oxigênio ocorre diariamente para medir emissões de gases poluentes de caminhões e é feita por quatro equipes."

Fonte: Estado de Minas.Dados referentes ao período de 1/1/08 a 21/5/09 da Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Um comentário:

TURBO ECOGREEN disse...

Hola: tenemos la solucion a los problemas de fumaca diesel. Visitar:
ww.ecogreen.com.ar
obrigado!!