quinta-feira, 9 de abril de 2009

Agreste Orgânico


A forma de fazer agricultura no interior da Paraíba, pelo menos na região da cidade de Lagoa Seca, pode ajudar muitas outras regiões do país. Os agricultores caboclos que vivem lá conseguem evitar pragas e preservar a qualidade da terra de forma 100% natural por meio de técnicas aprendidas com seus antepassados. Para isso, desenvolveram ao longo do tempo métodos empíricos para espantar insetos, um calendário de preparação de solo e um sistema de rotação de culturas.

"As técnicas identificadas podem ser replicadas, com certeza, em outros locais", afirma Andréia Guimarães, pesquisadora da UFPB (Universidade Federal da Paraíba). Ela viveu por oito meses entre os pequenos agricultores da região de Lagoa Seca estudando o know-how que eles têm.

"Boa parte dessas informações, de como atuar na lavoura, foram passadas ao longo das gerações. As técnicas foram sendo transformadas de forma empírica pelos novos agricultores, na base da tentativa e erro", disse Guimarães à Folha.

Segundo a pesquisadora, a agricultura praticada no interior da Paraíba está totalmente de acordo com os princípios científicos, conhecidos hoje por qualquer agrônomo.

O objetivo da pesquisadora é, a partir dos preceitos da etnoecologia- ciência que procura entender o conhecimento cultural e espontâneo transmitido por meio das relações sociais e que são usados no dia-a-dia-, identificar como funciona o fluxo do conhecimento agrícola na comunidade. Guimarães, ao lado de José da Silva Mourão, também da UFPB, identificou seis práticas chaves na forma de fazer agricultura no interior da Paraíba.

Os resultados da pesquisa estão publicados na revista científica "Journal of Ethnobiology and Ethnomedicine".

"Esses conhecimentos, no momento em que o mundo discute atitudes pró-conservação, ganham em importância", lembra a pesquisadora da UFPB, que vai continuar sua empreitada no agreste orgânico.

A reportagem não é tão nova, mas a idéia que ela traz é bastante atual. Esse resgate de técnicas tradicionais de agricultura tem muito a contribuir para os dias de hoje e em geral, tais técnicas são baseadas em um maior respeito ao meio ambiente. A própria produção de alimentos orgânicos é um bom exemplo disso, é uma forma de resgate das técnicas ancestrais de agricultura e reflete a busca da sustentabilidade. Ótimo exemplo do Agreste para todo o Brasil repetir!!!

Fonte do texto: Adaptado da Folha de São Paulo, artigo escrito por Eduardo Geraque, de 10/12/2006.


Nenhum comentário: