sábado, 7 de março de 2009

Pra ver o sol nascer! Teresópolis - RJ

Parque Nacional da Serra dos Órgãos
Orquidário

Encravada na região serrana do Rio de Janeiro, a cidade de Teresópolis foi nitidamente privilegiada pela natureza. Um de seus trunfos turísticos é sediar o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, assim como integrar parte do Parque Estadual dos Três Picos. O cenário destaca-se pelo famoso Dedo de Deus (1.657 m de altitude) e pela Pedra do Sino (ponto mais alto do estado, com 2.263 m). Até por isso, a cidade ostenta o título de “capital brasileira do montanhismo”, onde alpinismo e caminhadas ecológicas são praticados com a infra-estrutura de abrigos apropriados durante os percursos.Fora as belezas naturais, Teresópolis atrai pela qualidade hoteleira e gastronômica, além de se destacar em atividades como cultura de hortaliças, preparação caseira de conservas, doces e alimentos finos, artesanato regional, criação de trutas e de cavalos de raça.
O que fazer em Teresópolis
Montanhismo, expedições, mountain bike, passeios a cavalo, trilhas a pé ou de jipe... O turismo ecológico e os esportes radicais são a cara de Teresópolis. A começar pelo Parque Nacional da Serra dos Órgãos, que oferece inúmeras opções de pousadas, cachoeiras, trilhas e piscinas naturais. Outra boa oportunidade de contato com a natureza é a cascata do Imbuí, com 20 m de queda e estrutura de quiosques e áreas para descanso. No Vale dos Frades, destaque para o Morro dos Cabritos – refúgio de alpinistas, o local tem cachoeira e piscina natural.
O que visitar em Teresópolis
Com aproximadamente 700 barracas, a Feirarte (Feira de Artesanato de Teresópolis) destaca-se pelo comércio de cerâmica, tricô, bijuteria, prata, palha, couro e comidas variadas. Já o Orquidário Aranda apresenta uma grande variedade de orquídeas. No centro histórico, vale visitar o Palácio Teresa Cristina e apreciar seu estilo colonial, além da Escola Municipal Ginda Bloch, obra executada por Oscar Niemeyer. Se o visitante der sorte, pode tentar conferir um treino na Granja Comary, tradicional refúgio da Seleção Brasileira de futebol.

Fonte: Estadão.

Um comentário:

Patricia Vilas Boas disse...

Ei Marina! Uma excelente dica!!! Além disso, já escutei falar muito bem de um passeio bem bacana na Serra dos Órgãos que é a sua Travessia em um período de 3 dias. Não sei exatamente a quantidade de km ao todo, mas é algo em torno de 50, mas que diluído em 3 dias fica bom e dizem que é maravilhoso, imperdível!!! Vamos combinar de ir lá..