segunda-feira, 30 de março de 2009

O que é crudivorismo?


Estava eu lendo uma revista de receitas de comidinhas natureba quando me deparei com a expressão crudivorismo. Mas do que se trata? Uma nova técnica de culinária talvez?


Nada disso, o crudivorismo é uma vertente do vegetarianismo, que prega a cozinha viva, ou seja a utilização de alimentos crus e em processo de germinação. Para os defensores desse tipo de alimentação, os alimentos cozidos liberam acrilamida, substância que é um veneno para o organismo. Defendem ainda que O cozimento dos alimentos é uma herança das guerras, necessário para recuperar alimentos vencidos e em estado de apodrecimento, acabando por retirar a energia vital do que ingerimos.


Hoje o armazenamento não seria mais necessário e no cruvidorismo a semente germinada é a base da alimentação, por ser altamente protéica. Para uma das defensoras desse estilo de alimentação, Ana Branco, é possível elaborar diversos pratos com sementes germinadas, mas sua utilização demanda uma reeducação alimentar bastante radical.


Além das sementes germinadas, outra estrela da cozinha viva é o suco da luz do sol, feito com maçãs batidas com grãos germinados, folhas verdes, cenoura e abrobrinha. (As hortaliças podem ser variadas, de acordo com o gosto de cada um).


Mais informações sobre esse movimento podem ser encontradas no site: http://www.cozinhaviva.com/.


Fonte: Revista Verdemar

Nenhum comentário: