quarta-feira, 18 de março de 2009

Protestar é Pedalar Pelado II







Na semana passada, no dia 11/03/09, a Marina postou aqui no blog um convite para a manifestação do movimento World Naked Bike Ride ou Pedalada Pelada Mundial (em português), em São Paulo. Então, darei apenas um feedback sobre o assunto.


O Jornal Folha de São Paulo noticiou que compareceram no dia 14/03/2009 cerca de 800 ciclistas no cruzamento da Av. Paulista com a Consolação, onde centenas de curiosos se aglomeraram em meio a gritos de guerra como: “Você que está aí parado vai pedalar pelado” e “Vai de bicicleta”.

Alguns ciclistas estavam nus e outros seminus, enfeitados com perucas, máscaras, bexigas e de corpo pintado, mas o que eles queriam não era chamar a atenção pra si, mas sim para o seu meio de transporte, a bicicleta.

“Queremos ciclovias, faixas exclusivas, sinalização adequada”, disse o engenheiro Ronaldo Peri, 41. E ainda completou: “Nos vemos ameaçados a cada quarteirão”. E realmente não é pra menos, pedalar pelas ruas lotadas de São Paulo exige coragem, uma coragem diária para enfrentar o perigo e o caos.
Apesar do clima de festa, o protesto também teve um tom dramatico ao lembrar a morte da ciclista Márcia Regina de Andrade Prado, 40, atropelada na própria Av. Paulista em janeiro.

Esperamos que o espaço destinado aos ciclistas nas cidades brasileiras aumente cada vez mais e que também seja dada segurança para os bikers poderem pedalar tranquilos. Em tempos de Aquecimento Global nada melhor do que se locomover sem emitir CO2 e ainda, de quebra, melhorar a saúde, o condicionamento físico, o bem-estar, dentre outras coisas…

Fonte da Matéria: Folha de São Paulo, 15/04/2009.
Fonte das Fotos:

http://picasaweb.google.com/bortao/Peladada#5314001438509861778

Um comentário:

Marina da Mata disse...

É isso aí! Sabemos que a bike é um meio de transporte sustentável e que, por tal motivo, merece mais atenção. Inclusive, nosso Governador Aécio Neves já apoiou um "passeio ciclístico" que passava pela Linha Verde, um dos objetos da campanha dele. Mas, o que adianta todo esse "fuzuê" se os ciclistas não possuem sequer um lugar decente para pedalar em Belo Horizonte e cidades vizinhas??? Se vc vai pedalar na Pampulha, na suposta ciclovia, ou vc atropela pedestres ou é atropelado por carros... se vc vai pedalar na BR, em direção aos condomínios de Nova Lima, corre também o grande risco de ser atropelado!
Já perdi uma amiga na BR 040, lugar onde vários ciclistas (por falta de opção) treinam...
Conheço vários amigos que sofreram atropelamentos no mesmo lugar...
É realmente incongruente a posição das autoridades!