sexta-feira, 20 de março de 2009

Frans Krajcberg - Artista em prol do Meio Ambiente







"Meus trabalhos são meu manifesto. O fogo é a morte, o abismo. Ele me acompanha desde sempre. A destruição tem formas. Eu procuro imagens para meu grito de revolta."

Esta frase é de autoria de Frans Krajcberg, pintor, escultor, gravador e fotógrafo, nascido na Polônia e naturalizado brasileiro.

Krajcberg estudou engenharia e artes na Universidade de Leningrado, prosseguindo seus estudos na Academia de Belas Artes de Stuttgart. Tendo perdido a família na Segunda Guerra Mundial, chegou ao Brasil em 1948, vindo a participar da primeira Bienal de São Paulo, em 1951.

De 1958 a 1964 viveu entre as cidades de Paris, Ibiza e Rio de Janeiro, onde produziu os seus primeiros trabalhos fruto do contato direto com a natureza.

Na década de 1960 morou em uma caverna no Pico da Cata Branca, região de Itabirito, no interior de Minas Gerais. Ali na região, à época, era conhecido como o barbudo das pedras, uma vez que vivia solitário, sem conforto, tomando banho no rio vizinho, enquanto produzia, incessantemente, gravuras e esculturas em pedra.

Em
1964, executou as suas primeiras esculturas com troncos de árvores mortas. Realizou diversas viagens à Amazônia e ao Pantanal Matogrossense, fotografando e documentando os desmatamentos, além de recolher materiais para as suas obras, como raízes e troncos calcinados. Na década de 1970 ganhou projeção internacional com as suas esculturas de madeira calcinada.

Ao longo de sua carreira, o artista, dentre outras atitudes em prol do Meio Ambiente:
-denunciou queimadas no estado do
Paraná;
-denunciou a exploração de minérios no estado de
Minas Gerais;
-denunciou o desmatamento da
Amazônia brasileira;
-defendeu as
tartarugas marinhas que buscam o litoral do município de Nova Viçosa para desova;
-postou-se na frente de um
trator para evitar a abertura de uma avenida na cidade de Nova Viçosa.

O artista tem prestado um belo serviço à preservação do Meio Ambiente, denunciando maus-tratos através da sua arte, um verdadeiro caso de amor com a natureza...Vale a pena dar uma olhada no site pessoal dele que traz idéias, trabalhos e atividades do artista:http://www.krajcberg.vertical.fr/

Nenhum comentário: