segunda-feira, 30 de março de 2009

Justiça Federal pode ter Varas contra Desmatamento

A Justiça Federal pretende especializar em direito ambiental as varas de Manaus e Belém, cidades consideradas porta de entrada da Amazônia. O objetivo é tornar mais ágeis os processos sobre devastação da região, que chegam cada vez mais ao Judiciário, punir rapidamente os responsáveis e desestimular práticas degradantes.

A idéia foi encampada por Jirair Meguerian, presidente do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, onde são julgados os recursos que contestam as decisões dos juízes federais que atuam nos nove Estados da Amazônia Legal e no Piauí, Minas Gerais, Goiás, Bahia e Distrito Federal.

Um levantamento feito pelo TRF indica que nos últimos anos houve um aumento significativo no número de ações sobre devastação na região. Em junho de 2007, existiam 8.983 processos sobre direito ambiental em tramitação nessas varas federais. Agora, há 21.105 processos sobre o assunto. No TRF da 1ª Região esses processos quase triplicaram - em junho de 2007 eram 681; hoje são 1.952.

As ações tratam de assuntos como indenização por dano ambiental, revogação ou concessão de licença, multas e outras sanções, transgênicos, agrotóxicos, unidade de conservação da natureza, crimes contra a fauna e a flora, contravenções florestais, poluição e atividades nucleares.

Trata-se de uma excelente iniciativa que pode contribuir muito para a especialização dos Juízes responsáveis pelo julgamento das causas ambientais. E também é uma forma de reconhecimento da importância do meio ambiente.
Fonte: Jornal "O Estado de São Paulo" (Digital), 30 de março de 2009.

Nenhum comentário: