quinta-feira, 19 de março de 2009

Espécies Queridas estão ameaçadas pelo Aquecimento Global

De acordo com as notícias do Boletim WWF-Brasil Março 2009, algumas das espécies mais queridas do mundo estão correndo sério risco de desaparecer ou diminuir muito o número de populações devido ao aquecimento global.

Essa é mais uma razão para os líderes mundiais chegarem a um acordo justo, eficaz e responsável para combater radicalmente as mudanças climáticas. Este é o resultado do relatório Mudanças Climáticas e Espécies, lançado esta semana pela Rede WWF.

Cerca de 80% das espécies de corais no mundo - inclusive no Brasil - podem desaparecer em décadas, enquanto o urso polar pode estar totalmente extinto em seu habitat natural em 75 anos. Outras espécies apontadas no estudo e encontradas no Brasil como golfinhos e baleias, tartarugas e albatrozes também estão ameaçadas pelo aquecimento global.

"Pode-se dizer que já é um consenso entre a maioria dos cientistas do planeta que o aquecimento global é causado pelo homem e que irá impactar fortemente os suprimentos de água e comida de muitos habitats", alerta Denise Hamú, secretária-geral do WWF-Brasil.

O ano de 2009 é crucial para o planeta, pois em dezembro governos de todo o mundo precisarão se unir para assinar um acordo global de clima justo e eficiente, que dará continuidade ao Protocolo de Quioto. É tempo de tomar decisões já que a biodiversidade e a vida na Terra, de um modo geral, depende das nossas ações...É muito triste perceber que a humanidade está colhendo o que plantou durante vários anos de exploração. E alguns dos animais mais carismáticos estão sofrendo na pele esses efeitos...Imagine que as crianças que nascerem daqui há algum tempo não conhecerão algumas espécies que pra nós atualmente são tão comuns, isso é muito estranho, mais do que estranho é muito triste.
Fonte: Boletim WWF-Brasil Março 2009

Nenhum comentário: