terça-feira, 31 de março de 2009

20 anos de IBAMA


O presidente do Ibama, Roberto Messias Franco, abriu a cerimônia falando sobre o que é cuidar do Brasil, que, na sua visão, “é ter compromisso com o presente e com o futuro, com amor à natureza e à cultura”. Messias listou entre os compromissos do Ibama punir os crimes ambientais e chamar à legalidade aqueles que estão irregulares, licenciar com presteza e rigor os empreendimentos, regular o uso dos recursos naturais, buscando ser referência para os demais integrantes do Sistema Nacional do Meio Ambiente – Sisnama.

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, afirmou que “os vinte anos de história do Ibama marcaram o Brasil”. Segundo ele, o desafio da gestão ambiental é muito grande. “A cada passo, é preciso desenvolver nosso pessoal”. Minc destacou a atuação dos servidores do Ibama nos seus dez meses à frente do ministério, que, com muito trabalho, ajudaram o instituto a emitir 45% mais licenças com todo o rigor técnico e a reduzir o desmatamento.

O ministro contou da sua experiência em campo, atuando junto à fiscalização do Ibama, defendendo o rigor nas ações, e destacou o atentado ocorrido em Paragominas, no final do ano passado, como o pior já ocorrido contra o Ibama, com madeireiros incitando a população, que incendiou o escritório do órgão e lançou coquetel molotov no hotel onde os fiscais estavam. Disse que dois dias depois esteve no local, onde já foram presos alguns dos responsáveis pelas agressões. “Conversamos com o prefeito e ele cassou os alvarás municipais das empresas envolvidas”. Minc disse ter orgulho de trabalhar com o Ibama e de ouvir o instituto em momentos importantes, “antes de conversar com o presidente Lula, com a Dilma…”.

O senador José Sarney lembrou da criação do Ibama, em 1989, dizendo que, àquela época a questão ambiental ganhou contornos de ideologia, pois o Brasil era atacado na comunidade internacional e acusado de ser o maior poluidor do planeta. “Foi organizada a reação juntando cinco grandes órgãos para criar um com força para tomar as decisões necessárias para que solucionasse os problemas”.

Sarney afirmou ainda que sabia que o Ibama teria um grande destino. Segundo ele, é preciso cuidar do meio ambiente para continuar vivendo no planeta. O presidente do Congresso afirmou ainda que os servidores do Ibama “são herdeiros de uma tradição de luta de uma grande causa, que é a causa da humanidade.”

(FONTE: site IBAMA)

Nenhum comentário: