quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Post antigo...


Vocês estão lembrados do post da Mariana do dia 24 de janeiro sobre fraldinhas ecológicas? O post falava de fraldas com um pano muito moderno e fecho de velcro.

Surge agora uma outra novidade referente a fraldas: a reciclagem de fraldas descartáveis.

Programa lançado no Reino Unido permite que várias cidades reciclem milhaes de toneladas de fraldas descartáveis.

O metano que é extraído das fraldas é transformado em gás, usado para a geração de energia (que é uma das formas de biogás).

A primeira usina, em Birmigham, deverá entrar em operações em meados de 2010 e custa o equivalente a US$ 17 milhões, deverá processar 36 mil toneladas de fraldas descartáveis por ano, de acordo com sua operadora, a empresa canadense Knowaste.
Além delas estão em discussão planos para outras instalações do tipo nas cidades de Manchester, Liverpool e Londres até 2014.

As fraldas contém plásticos, fibras, celulose e polímeros absorventes e, de cada tonelada de fraldas reciclada, podem ser extraídos 400 quilos de celulose e 145 metros cúbicos de gás, segundo a Knowaste.

Os bebês usam em média mais de 3,6 mil fraldas até que aprendem a usar o banheiro. Estima-se que um total de 800 mil toneladas de fraldas por ano - usadas por bebês e pessoas com incontinência - acabam em aterros sanitários na Grã-Bretanha.

Nesses locais, as fraldas podem levar até 500 anos para se decompor, segundo a Knowaste.

A empresa ressalta que os produtos criados a partir da reciclagem são seguros de usar. As fraldas que entrarem na usina serão retalhadas e lavadas. A polpa resultante será tratada quimicamente para que sejam desativados o gel absorvente e para a remoção do plástico.

A Knowaste já abriu usinas semelhantes no Canadá e na Holanda.

Opinião de ecomeninas: SUPER BACANA!!!

(Fonte: Estadão Online)

Nenhum comentário: