terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Setores do agronegócio querem reduzir áreas de preservação, afirma Minc

Comentando declaração do ministro da agricultura Reinhold Stephanes, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, classificou de “atrasados” setores da agropecuária brasileira, e disse que eles estariam tentando diminuir áreas de proteção ambiental.

Stephanes havia dito que tinha ressentimentos de Minc por causas de discussões sobre mudanças no Código Florestal – lei que define, entre outras coisas, a área que deve ser preservada nas propriedades rurais.

“Um setor do agronegócio que o ministro Stephanes representa até discute bem com a gente. Fizemos a moratória na soja na Amazônia, e vamos assinar agora com a Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne). Mas há alguns setores mais atrasados, que representam a monocultura, o desmatamento e o uso de agrotóxicos, muitos dos quais proibidos aqui”, afirmou o ministro.

Minc também alertou que a diminuição de áreas de proteção pode fazer aumentar o número de desastres ambientais. “Esse setor está querendo aproveitar uma discussão necessária, que é a modernização do Código, para diminuir proteções das áreas de defesa dos rios e das encostas. Isso pode gerar um outro desastre como o de Santa Catarina”, disse.

O ministro do meio ambiente confirmou que a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, pode ajudar a mediar o debate entre os dois ministérios.

(Fonte: G1)

Nenhum comentário: