quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Fórum de energia alternativa se esquece dos biocombustíveis


Segundo reportagem publicada no site da Revista Época sobre o Fórum realizado nos Emirados Árabes sobre energia alternativa, pouco foi o espaço destinado à divulgação dos biocombustíveis, em que pese ser uma das mais promissoras tecnologias de energia alternativa.


As Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) foram praticamente os únicos representantes dessa nova energia alternativa.


Painéis solares, turbinas eólicas e transporte elétrico receberam mais atenção, mesmo porque os Emirados Árabes estão investindo grandes somas de dinheiro em novas tecnologias energéticas com o objetivo de se tornar um pólo mundial de conhecimento nesse campo.


O desinteresse nos biocombustíveis se revela pela dificuldade em produzi-lo internamente e, além disso, pelo fato de outras tecnologias mais novas, como a eólica e a solar, serem mais atraentes para os investidores da região porque o estágio inicial das empresas nesses campos geram mais oportunidades de controle do negócio.

A Masdar City, cidade projeto que está sendo construída pelo governo de Abu Dhabi promete ser completamente neutra na emissão de CO² e nela a principal fonte energética será a energia solar, sem, portanto, planos para o uso de biocombustíveis.



Segundo Edson Porto, redator da notícia, "Os representantes brasileiros também defendem que os biocombustíveis permitem ao país ter uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo. Dados compilados pela Fiesp mostram que enquanto o Brasil tem 45% de fontes renováveis em sua matriz (30% disso por causa a biomassa), a matriz mundial é composta por apenas 12% de renováveis. Entre os países ricos essa situação é ainda pior, sendo apenas 6% das fontes de energia limpa. "

Muito embora a Fiesp tenha preparado um interessante material de divulgação, essas informações foram abafadas pelas turbinas eólicas e pelos painéis solares.


Veja mais em:

Um comentário:

Juliano Trisch da Silva disse...

Helium-3 Discovery CHANNEL.


Helium-3 Discovery CHANNEL é um dos principais jogos Onlines de estratégia que está sendo disputado no mundo e também acessado por milhares de participantes todos os dias. O jogo foi lançado ao publico em meados do ano de 2009, é composto por um ranking geral de 1 à 250 nomes de pessoas, equipes ou empresas de mineração online, como também um ranking entre os 221 países participantes. Nesse o Brasil é o lider no ano de 2009 e consequentemente primeiro campeão entre as nações na primeira década do ano 2000. Até o primeiro dia do ano de 2010 Helium-3 Discovery CHANNEL já contava com um total de 125.000 competidores em 221 Países soberanos em todo o mundo.


H3 – O Enredo

No ano de 2035, ocorre o previsto "crash da energia". As reservas de combustíveis fósseis atingem níveis críticos e as fontes renováveis de energia não atendem à demanda.

O planeta Terra está à beira de um colapso. Só a exploração de uma nova fonte de energia poderá mudar este cenário. Valendo U$ 4 milhões o quilo, o gás hélio-3 não produz subprodutos nocivos e nada menos que 100 toneladas poderiam fornecer energia para o planeta inteiro durante um ano. Tudo que é preciso fazer é ir buscá-lo.

O hélio-3 foi descoberto durante as missões do Projeto Apollo no anos de 1970. É gerado como subproduto das próprias reações nucleares do Sol e soprado pela galáxia por ventos solares. Por falta de proteção no campo magnético da Terra, o solo lunar absorveu o hélio-3 por milhões de anos.

O Programa Internacional de Exploração Lunar (PIEL) foi criado com um único objetivo: explorar um milhão de toneladas de hélio-3 que se encontram sob a superfície lunar. A infra-estrutura necessária para viabilizar a mineração em grande escala na Lua contou com um nível sem precedentes de cooperação entre agências espaciais rivais. Com o futuro imediato do planeta em jogo, ressentimentos e interesses mesquinhos foram postos de lado - por enquanto, pelo menos. Unidos sob a bandeira da PIEL, a Lua está dividida em quatro setores internacionais: americano, russo, chinês e indiano. Cada setor é responsável pela emissão de licenças que designam as zonas que uma determinada empresa pode explorar. O hélio-3 será extraído por enormes Veículos Xenomórficos de Reconhecimento de Terreno e Coleta (X-TRACT, na sigla em inglês). Para operar no ambiente mais hostil conhecido para o homem, só os mais corajosos engenheiros da Terra conseguem se tornar pilotos dos X-TRACT.

Você esta à altura deste desafio?

Todos sabem quem foi o primeiro homem na Lua, mas ninguém se lembra do segundo.

Não seja o segundo.

Lembre-se, um quilo de hélio-3 vale U$ 4 milhões.

Um milhão de toneladas de hélio-3 descansam sob a superfície lunar. Faça as contas. Ganhe uma fortuna e salve a Terra.

Os doze principais e melhores nomes dos grandes jogadores, pessoas, Avatars, equipes de competidores ou empresas de mineração Online na primeira década do ano 2000, e com maior Nìvel no jogo em todo o mundo são os de: 1= TimeJumper, 2=Wariperu, 3=Piru09, 4=Hellonmoon, 5=Hermannhesse, 6=Melancholy, 7=FernandoGomes, 8=Joeromero, 9=Meckimesser, 10=SoaresCecere, 11=Mobill, AlfonsoJGG. No Brasil o primeiro campeão entre nações na primeira década do ano 2000 e segundo País com maior número de participantes com cerca de 13.307, perdendo em contingente apenas para os Estados Unidos da América com média de 14.000 competidores e crescendo dia após dia os três principais pioneiros e expoentes de maior Nível na competição e no ranking do Gigante da América do Sul são o Paulista Hellonmoon o Gaúcho SoaresCecere e o carioca Fernando Mobill.