segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Cooperação Brasil-Alemanha abre programa de reciclagem de refrigeradores

Os interessados em participar do processo de licitação para a seleção da empresa onde serão instalados os equipamentos para a reciclagem de refrigeradores obsoletos têm até o próximo dia 21 para se manifestar à Agência de Cooperação Técnica Alemã (GTZ).
Além dos equipamentos, a empresa escolhida será beneficiada com o treinamento para a operação e gestão do equipamento de manufatura reversa. A escolha de uma empresa para esta finalidade faz parte do projeto de introdução do programa de reciclagem de refrigeradores no Brasil, anunciado em setembro de 2008 pelo Ministério do Meio Ambiente e pelo governo alemão, por meio da GTZ. O processo de licitação para a escolha da empresa é parte da primeira fase do projeto de Cooperação Brasil e Alemanha. Numa segunda etapa, caberá ao Ministério do Meio Ambiente implementar, em parceria com a GTZ, o processo de assistência técnica para o estabelecimento da logística reversa de refrigeradores antigos, incluindo a elaboração de normas e padrões.
De acordo com Magna Luduvice, coordenadora da Coordenação de Proteção da Camada de Ozônio do MMA, a tecnologia de recolhimento do CFC contida na espuma de isolamento dos refrigeradores ainda é inexistente no Brasil. Segundo Luduvice, o maquinário permite a separação completa de todos os componentes de um refrigerador, como por exemplo o metal, o plástico, óleo, mercúrio e os CFCs, tanto do circuito de refrigeração quanto da espuma de isolamento.
Atualmente, no Brasil, recolhe-se o CFC apenas do circuito de refrigeração. Somando-se à proteção da Camada de Ozônio, o recolhimento deste gás traz benefício para o regime climático, dado o alto potencial de aquecimento global do CFC, explica a coordenadora. A quantidade desta substância contida em uma geladeira equivale, para o aquecimento global, a cerca de três toneladas de CO2, o principal gás de efeito estufa.
Os interessados em participar do processo devem solicitar informações diretamente à GTZ pelo endereço eletrônico:
gast3.gtz-brasilien@gtz.de
(Fonte: 14/01/2009 - MMA)

Nenhum comentário: