terça-feira, 29 de julho de 2008

Saberes Ambientais

Foi lançado esse ano o livro Saberes Ambientais: desafios para o conhecimento disciplinar, organizado pelo autor Cássio Eduardo Viana Hissa, com o prefácio de Boaventura de Sousa Santos; possui uma escolha impecável de artigos produzidos por professores e alunos do Instituto de Geociências da UFMG.

Todos os textos contidos nesse livro tangenciam a temática ambiental, mas vão além, flertando com pensamentos sobre as cidades, sobre o agrário, a escrita, as fronteiras do conhecimento, trazendo ainda reflexões sobre o pensamento moderno e a humanidade na contemporaneidade. Vale a pena ser lido por todos aqueles que acreditam que o meio ambiente está em tudo à nossa volta e não apenas na contemplação dos espaços verdes.
Será uma obra admirada, ainda, por propiciar uma certa poesia à escrita científica.

Transcrevo um trecho do artigo do Cássio Hisso, intitulado "Cidade e ambiente", da pag. 267 do livro, para aguçar a curiosidade.

" Na imaginada menor das escalas, no nível do seu terreno, contudo, ainda que também feitos da física, os lugares urbanos são a manifestação da vida social: assim, a cidade já não pode, apenas, ser produto do alcance da visão ótica. Na sua superfície, em alto relevo, ora plana, ora ondulante, topografias escondem lugares. Ela já é labirinto, conjunto de ruelas - vasos comunicantes -, de canais sem saída, de ruas de um só sentido, de vias de mão-dupla, de becos transgressores feitos de uma terceira e subversiva via, de entradas, saídas e bloqueios, de esconderijos sombreados e atravessados, em ritmos descontínuos, pelo brilho e pelo fluxo das avenidas. Na imaginada menor das escalas sociais, a cidade é a manifestação dos diverso."

Nenhum comentário: